Publicado em 13/03/2023

Cigarrinha-do-milho: Setor produtivo se une contra praga que devasta até 70% da lavoura.

Cooperativas, sindicatos rurais e órgãos de governos lançaram a campanha “Paraná contra a cigarrinha-do-milho”. A proliferação da cigarrinha-do-milho é uma preocupação crescente entre os produtores do cereal no Paraná. O inseto é vetor de doenças vasculares e sistêmicas que causam o chamado enfezamento da planta, problema capaz de reduzir em mais de 70% a produção de grãos nas cultivares suscetíveis.


A campanha de orientação aos produtores é uma realização conjunta do Sistema Ocepar (OceparFecoopar e Sescoop/PR), Sistema Faep/Senar-PR, da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), de órgãos ligados à Secretaria da Agricultura e Abastecimento e Agricultura do Paraná (Seab) e da Embrapa.


De acordo com as informações da Embrapa, o objetivo é alertar o produtor rural para a crescente presença desse inseto nas lavouras do Paraná. E sobretudo, orientar sobre as boas práticas de manejo para reduzir os problemas causados pela infestação da praga.


As peças da campanha, criadas com o apoio da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, de Maringá (PR), levam em conta cada fase de cultivo do milho. As orientações para evitar a infestação da cigarrinha incluem, por exemplo, a eliminação do milho voluntário (tiguera).


Fonte: Canal Rural