Publicado em 12/04/2023

Exportações de soja em grão e farelo crescem em 2023

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) atualizou as projeções para a safra 2022/23 e as estatísticas mensais do complexo soja até o último mês de fevereiro.


De acordo com os dados mais recentes, a produção e o esmagamento da soja em grão para 2023 estão mantidos em 153,6 e 52,5 milhões de toneladas, respectivamente. Conforme mencionado pela entidade em outras oportunidades, estes são os maiores volumes da série histórica.


A produção de farelo de soja permanece em 40,2 milhões de toneladas e a de óleo em 10,7 milhões. A novidade fica por conta da elevação das exportações. A oleaginosa em grão cresce de 92,3 milhões de toneladas aferidas na projeção anterior para 93,7 milhões no atual balanço. Este aumento é justificado por uma maior demanda da China e demais países asiáticos pelo grão.


As exportações do farelo de soja também têm um ligeiro incremento, de 20,7 milhões de toneladas para 21 milhões, principalmente por conta de uma menor disponibilidade do produto da Argentina no mercado.


Com isso, a expectativa é de que as divisas com as exportações dos produtos do complexo soja superem os US$ 67 bilhões neste ano, mais um recorde histórico.


Fonte: Canal Rural