Publicado em 01/12/2022

Ferrugem asiática: primeiros focos são identificados em lavouras do Paraná.

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), membro do “Consórcio Antiferrugem”, registrou as primeiras ocorrências da ferrugem asiática da soja, em áreas comerciais na safra 2022/23, nos municípios de Londrina e Terra Roxa, respectivamente norte e oeste do estado.


O IDR-Paraná tem uma rede “Alerta Ferrugem” da soja e na safra 2022/2023 foram instalados mais de 200 coletores em todo o Paraná. Segundo Possamai, a rede Alerta Ferrugem já tinha capturado esporos de ferrugem-asiática após o dia 28 de outubro de 2022, nestas duas regiões, como um indicativo da doença no ambiente, e agora confirmado pelas plantas infectadas.


O acompanhamento das ocorrências no Brasil pode ser feito no site do “Consórcio Antiferrugem”, que reúne informações sobre a ocorrência da doença em todos os estados brasileiros. O site do Consórcio já havia registrado a ocorrência da doença em soja voluntária no Paraná e no Rio Grande do Sul.


Por isso, a pesquisadora Claudia Godoy, da Embrapa Soja, entende ser importante manter as lavouras protegidas próximas as regiões onde já houve a confirmação da doença, uma vez que a eficiência curativa dos fungicidas atualmente disponíveis é baixa.


Outras doenças têm ocorrido antes da ferrugem e a pesquisadora orienta os produtores a consultarem os resultados de eficiência dos fungicidas para o controle das diferentes doenças e utilizar os multissítios para aumentar a eficiência de controle.


A ferrugem asiática da soja é a principal doença na cultura da oleaginosa e o custo médio para controle de doenças tem sido estimado ao redor de US$ 2,8 bilhões por safra no Brasil. Entre as principais estratégias de manejo da ferrugem estão:


- Vazio sanitário;


- Utilização de cultivares precoces;


- Semeadura no início da época recomendada;


- Uso de cultivares com genes de resistência;


- Aplicação de fungicidas.


Os produtores e técnicos que encontrarem ferrugem nas lavouras podem auxiliar a divulgar a informação, levando as folhas para as cooperativas e outros membros do Consórcio Antiferrugem para atualizar o site do “Consórcio Antiferrugem”.


Fonte: Canal Rural