Publicado em 04/08/2022

Soja: Uma safra de sucesso depende do bom conhecimento do seu ciclo por parte do produtor

Para começar a falar do ciclo da soja em dias, é preciso primeiro esclarecer uma grande dúvida e dizer: o ciclo da soja não deve ser calculado em dias, pois esse número vai variar de acordo com a região de cada plantação.


Porém, seja qual for o local da sua plantação, uma safra de sucesso depende do bom conhecimento do ciclo da soja por parte do produtor. Entender suas etapas de desenvolvimento e cultivo é fundamental para um manejo eficiente do grão, e assim, mantê-lo no topo da lista de produtos mais exportados pelo país.


Etapas de desenvolvimento


O modelo de ciclo da soja mais utilizado hoje em dia propõe que esse ciclo ocorra em duas etapas de desenvolvimento: vegetativa e reprodutiva. É importante dizer que, para que uma lavoura esteja classificada em uma das etapas mencionadas, no mínimo 50% das plantas devem estar na mesma fase.


Na fase vegetativa, podemos dividir o desenvolvimento da soja em estágios chamados VE, VC, V1, V2, V3 e Vn. Em VE e VC, dizemos que a planta está em estado de emergência e de cotilédone, isso significa que os cotilédones estão acima do solo, formando um ângulo de pelo menos 90º com seus hipocótilos.


VC representa a fase em que esses cotilédones já estão abertos e expandidos. Assim, partimos para as fases numeradas a partir do desenvolvimento das folhas nos nós superiores. Usa-se o V seguido de um número, que vai representar a quantidade de nós. É chamado de Vn o último estágio dessa fase, e a letra “n” representa o número do último nó.


Passando para a fase reprodutiva, veremos o período de florescimento e maturação da planta. Aqui, usamos a letra R para denominar as subdivisões, indo de R1 a R8. Em R1 e R2, a planta começa florescer. Já em R3 e R4, acompanhamos o desenvolvimento da vagem. R5 e R6 representam o desenvolvimento do grão, e em R7 e R8 temos a maturação da planta.


Quanto tempo dura o ciclo da soja em dias?


Como explicado anteriormente, o tempo de duração do ciclo da soja em dias vai variar de acordo com a região. Existe uma estimativa que define esse período entre 100 e 160 dias, mas é importante ter em mente que esses números não são uma regra.


Graças à grande variedade de cultivares, não é possível prever com certeza. Por isso, não se preocupe se o ciclo da sua plantação durar mais ou menos que a estimativa. O importante é compreender todo o processo e tomar os devidos cuidados para garantir o sucesso de sua safra.


Quais são as etapas do cultivo da soja?


A primeira etapa do cultivo da soja é a preparação do solo. Escolha um local espaçoso, com solo rico em nutrientes e lembre-se de eliminar resquícios de plantações anteriores. Depois, partimos para a adubação, que deverá fortalecer sua plantação.


Depois de cuidar do solo, você deverá fazer a semeadura dos grãos. O ideal é manter um espaçamento de 60cm entre os canteiros, e 45cm nos cultivares precoces. Além disso, você pode preencher cada cova com até 3 sementes.


Uma etapa fundamental é a manutenção. Preocupe-se em acompanhar sua plantação diariamente, se atentando principalmente a possíveis infestações de pragas e outros problemas que podem afetar o plantio. Invista também na irrigação da área, já que não podemos contar apenas com as chuvas para isso.


Depois de todo esse processo, você pode enfim realizar sua colheita. Tenha em mente que o momento ideal para a colheita de soja é quando os grãos apresentam um teor de 15% a 16% de água.


Fonte: Marketing Agroterra